Pages

domingo, 10 de abril de 2011

Você sabia?

Algumas expressões ou símbolos são sempre usados para se referir ao dinheiro, veja como algumas surgiram.

PÉ-DE-MEIA ou PÉ DE MEIA?

PÉ-DE-MEIA

Origem da palavra

A expressão é antiga e tem origem na Europa. As pessoas tinham costume de usarem um pé de meia para guardar suas economias. No Brasil, nossas avós e bisavós aproveitavam as meias viúvas - quando restava apenas um pé, porque o outro havia sido extraviado ou danificado, para guardar economias dentro de algum armário ou gaveta de roupas.

Esse hábito caiu em desuso. Mas a expressão ficou. É usada com frequência e virou título de um livro infantil para educação financeira:

O pé de meia mágico, de Álvaro Modernell, 1a edição de 2007.

Grafia

A grafia da palavra também gera dúvidas. Isso porque tem duas grafias diferentes conforme a situação. Quando referir-se ao ato de poupar - formar um pé-de-meia, deve ser grafado com hífens. Mas ao referir-se à peça de vestuário para os pés, então deve ser grafado pé de meia, sem hífens.

Fonte: baseado na publicação "O Berço da Palavra", de Márcio Cotrim, publicado no Correio Brazileiense em 25/03/2007.


FAZER UMA VAQUINHA - Origem da expressão

A expressão "Fazer uma vaquinha" é utilizada para caracterizar a arrecadação voluntária de dinheiro para determinado fim. Segundo o professor Ari Riboldi, no livro O Bode Expiatório, a expressão surgiu de uma prática de premiação, no futebol, sob o nome de bicho. Em 1923, a torcida do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, resolveu estimular os atletas de seu time a se dedicarem ao jogo com maior empenho. Passaram a arrecadar dinheiro e dar como prêmio aos atletas em valores proporcionais aos resultados alcançados pelo time em campo. O valor tinha inspiração nos números do jogo do bicho: 5, número do cachorro, equivalia a 10 mil réis - prêmio por empate; 10, número do coelho, equivalia a 10 mil réis - prêmio por uma vitória comum; 25, número da vaca, correspondia a 25 mil réis - premiação dada somente em grandes vitórias, contra os adversários mais fortes ou em partidas decisivas. O dinheiro era arrecadado entre os torcedores, no que veio a ser a famosa "vaquinha".

Texto extraído e adaptado do portal Terra. Ilustração: Morandini (Fonte: Internet)

COFRINHOS DE PORQUINHO - Origem

No século XV, os europeus guardavam suas economias em potes feitos de uma argila laranja, que em inglês, se denomina 'pygg' e chamavam estes potes de 'Pyggy Banks'. No século XIX, quando oleiros receberam pedidos para produção de 'pyggy banks', estes entenderam que deveriam ser feitos cofrinhos em forma de porco, que em inglês se escreve 'pig'. Os cofrinhos em formato de porquinhos agradaram os clientes. Principalmente, as crianças. Assim surgiu o cofre porquinho, que também passou a ser o símbolo da poupança em muitos países. E seu filho, já tem um cofre de porquinho?

Fonte: www.abecip.org.br ABECIP - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

15 comentários:

Unknown disse...

tia vivi achei essas expresões otimas, e tem algumas que eu até achei interesante como a (vamos fazer uma vaquinha)pois são expresões interesantes de se estudar, pois com essa expresão nós nos disponibilizamos a fazer algo comunitario, para os outros ou ate mesmo para nós!
Emanuella souza santos 5ªserie turma:B

Unknown disse...

tia vivi,
eu achei essas expressões muito interessantes porque agora sabemos como surgiram a "vaquinha", o "porquinho(muito famoso)".
Também aprendi o que significava pé-de-meia, pois ainda não conhecia esta expressão. :D :) :D.
Colégio Oficina, 5° série, turma B

Anônimo disse...

Gostei muito dessa explicação porque ela acaba de tirar uma das minhas muitas duvidas.

Tácio 5ª A

Unknown disse...

tia vivi eu nunca ouvi falar essas expressões de pé-de-meia e pé de meia!
achei muito interessante!
Paloma 5ªA

Unknown disse...

Achei essa ideia do porquinho ser o simbolo da poupança por que eu acho que deve insentivar as crianças a querem jah ter uma poupança e eu acho tambem que um cofrinho em forma de porquinho atrai as crianças a comprarem e assim elas jah podem ter uma noçao de como usar o dinheiro.Por isso gostei muito dessa explicação
Felipe 5 C

Unknown disse...

Tia Vivi,

Os meus recados não esta postados.

Unknown disse...

Tia Vivi,

Gostei muito da hitória do porquinho, ela foi fundada em 1923 pelos torcedores do vasco da gama tendo como 0 numero 25 que é o grupo da vaca. Os torcedores pagavam aos jogadores 25 réis para ganhar do flamengo...KKKK...

Gabriel Alves
5 série B

Unknown disse...

tia,
gostei do blog primeira mente e achei muito interessante a do pe de meia porque quando meu pai mensionava essa palavra na frente de clientes ou amigos eu sempre ficava na duvida agora eu sei o significado de cada uma delas.
kahlil 5 A

Anônimo disse...

Tia Vivi

gostei muito do blog e achei muito interessante ofato da vaquinha apesar do vasco(tiiiime muito feio)acho que nunca ganhar uma vaquinha apesar de no máximo ganhar um cachorro.kkkkkkkkkk.

Renê GIbran 5ªA

Anônimo disse...

Tia Vivi,

Gostei demais do blog e as informações postadas são bem interessantes principalmente a origem do cofrinho em forma de porquinho, pois nunca entendi o porquê. Hoje em dia encontramos em vários formatos, mas o porquinho é tradicional.
Beatriz Lélis 5ªB

Lucas Medrado disse...

Pró Viví, achei o máximo a história de como surgiu o tão famoso "cofrinho do porco ". Não poderia deixar de ser, pois o porco é um animal fofinho, ou seja, gordinho. Dá a vontade realmente de enche-lo de moedinhas. Já tive vários deles, mas não resistir, e retirei todas as economias depositadas no meu "cofrinho porco".

Lucas Medrado 5ª Série Turma: A

Anônimo disse...

Tia Vivi eu aprendi muitas coisas que eu não sabia como a da vaca.

jared 5c

Unknown disse...

Gostei muito da historia do dinheiro...
não sabia destas coisas do pe de meia... e concordo com iuri esta parte do vasco nãoo gostei muito...

Abraços a todos e bom feriadão !!

Ass: Otávio Feitosa Cortes

Anônimo disse...

Tia Vivi,
Achei interessante a origem das expressões. Também fiz uma descoberta que gostaria de partilhar. Réis era o plural de reais, moeda que vigorou até quase a metade do século passado em nosso país (dois mil réis, dez mil réis) e que agora está de volta.
Abraço,
Víctor 5ª A

Lara Pires disse...

Tia vivi,

Achei a história do porquinho muito interessante eu não sabia que os porquinhos tinham sido criados pelos europeus e acho que a forma do porquinho agrada muito as crianças e assim fazendo que elas ponham mais dinheiro no cofre e economizando mais!

BJS!!!!

Lara Pires 5 serie B

Postar um comentário